Na batalha para o controlo do peso e o bem-estar, deu-se muita importância ao tipo e à quantidade da comida e das bebidas que consumimos. Muito menos importância foi dada à quantidade de energia que gastamos com a nossa actividade física. No entanto, estes dois factores encontram-se intimamente ligados. Ao contrário dos nossos antepassados, nós não precisamos de gastar muita energia para encontrar a nossa comida. Os avanços tecnológicos tais como o transporte motorizado, a automatização e o equipamento que permite reduzir o esforço, fazem com que a maioria das pessoas tenha menos oportunidades para gastar energia. Assim, considera-se que, nos países industrializados, cerca de 70% das pessoas não sejam suficientemente activas para poder manter um peso adequado ou gozar de boa saúde.
- O que se entende por “actividade física”?
Actividade física, exercício, aptidão física - todos estes termos são habitualmente utilizados para caracterizar uma pessoa fisicamente activa. No entanto, do ponto de vista científico, (são conceitos diferentes) estes termos correspondem a entidades ligeiramente diferentes. As definições dos termos mais frequentemente utilizados encontram-se a seguir:
DEFINIÇÃO DOS TERMOS RELACIONADOS COM A ACTIVIDADE FÍSICA
Actividade física - Todo o movimento corporal de que resulte dispêndio energético. Inclui actividades de vida diária como a lide da casa, ida às compras, trabalho.
Exercício - Actividade física voluntária, planeada e estruturada, para melhorar a condição física e a saúde.
Desporto - Actividade física envolvendo competição regulamentada. Em muitos países europeus, o termo “desporto” inclui tanto o exercício como a prática de actividade física de lazer.
Condição física - Conjunto de parâmetros como a resistência, a elasticidade e a força, que caracterização a aptidão individual para praticar actividade física.
A actividade física define-se como todo o movimento de que resulte dispêndio energético. Os principais factores que contribuem para a actividade física são as actividades diárias que envolvem movimentos do corpo, tais como caminhar, andar de bicicleta, subir as escadas, fazer as tarefas de casa, ir às compras; por outras palavras, as actividades de vida diária. Por outro lado, o exercício pode ser definido como uma actividade física voluntária, planeada e estruturada, para (pelo menos em parte) melhorar a nossa condição física e a nossa saúde. O exercício pode incluir actividades tais como a marcha rápida, o ciclismo, a ginástica aeróbica ou outros passatempos activos tais como jardinar ou desportos de competição.A aptidão física é em grande parte o resultado dos nossos níveis de actividade física; no entanto, certos factores genéticos também podem intervir. Assim, alguns indivíduos possuem uma capacidade física natural que lhes permite um melhor desempenho em certas actividades. Isto nota-se mais nos desportos de competição tais como a corrida de fundo ou o halterofilismo, onde os melhores atletas têm um corpo geneticamente superior e que pode ser melhorado por um treino intensivo. No entanto, o ponto mais importante é o facto de que provas científicas actuais mostram que a prática regular de actividade física quaisquer que sejam as características genéticas do indivíduo se encontra relacionada com uma boa saúde. Isto significa que todas as pessoas, sejam elas naturalmente favorecidas ou não, podem beneficiar com um aumento da actividade física!
Hey calcula o teu IMC ;)
08 novembro, 2009
Actividade Física
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário