Hey calcula o teu IMC ;)

Calcule Aqui seu IMC. Peso: Kg Altura: m

27 janeiro, 2010

Anorexia, o intenso medo de engordar



Muitas raparigas enveredam por este caminho pensando que é o meio de serem felizes e de ter um corpo de sonho.
Deixam de comer e mesmo se estão cheias de fome, não comem. Para elas o sacríficio é o preço a pagar para chegar ao pódio, que se personifica num corpo que já não é magro mas esquelético.
Quem sofre de anorexia sente MEDO! Um medo intenso de engordar! As vítimas deste distúrbio alimentar são essencialmente do sexo feminino e vivem com uma imagem desfocada do seu corpo, para quem a mínima quantidade de comida constitui obsessão. Mal comem, perdem quilos e mais quilos, sem conseguir ver que estão magras, quando aliás já ultrapassaram o limite real da magreza.
Apesar dessa situação, quando se olham ao espelho, vêem-se gordas, mesmo se a balança indica um peso diminuto.
Vivem dominadas pelo medo de engordar e desenvolvem uma relação obsessiva com a comida –o pouco que comem é pesado ao grama, as calorias contadas à exaustão.
As vítimas de anorexia, sobretudo raparigas, entre a adolescência e a juventude possuem um contexto de vida que as impele a uma dieta cega. São jovens com baixa auto-estima, alguns traços obsessivos, falta de confiança do seu valor real mas, ao mesmo tempo, padrões elevados de exigência e responsabilidade. Vivem com a situação de não conseguirem gerir a sua vida e não atingir a perfeição, para o que se concentram no corpo, procurando o controlo que pensam ter-lhes escapado.
Atiram-se de cabeça numa luta contra os quilos (em que a maioria nem sequer existe) comendo cada vez menos. Perdem quilos e continuam a comer menos, o que lhes faz sentir fome mas não as desanima, dá-lhes sim mais força para continuar a emagrecer.
Os quilos perdidos, vistos como batalhas ganhas para ganhar uma guerra, são uma ameaça à saúde e à vida. Quando se perde 15 a 20% do peso normal, os danos começam a ser devastadores, pois pode não haver gordura corporal suficiente para manter os orgãos, como o coração, fígado e rins, saudáveis. O metabolismo desacelera, tornando a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco e a respiração mais lentos. A anemia é frequente e o cabelo pode cair. Nos casos mais severos, a anorexia conduz a um cenário de desnutrição e até à morte.
Porém, quando confrontadas com o emagrecimento excessivo, as jovens negam e recusam a receber ajuda, o que é letal para muitas delas. A anorexia causa também danos emocionais –a obsessão com o peso impede que se concentrem em qualquer outra coisa, abrindo caminho ao isolamento, potenciando sentimentos de culpa e depressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário