Sistema Simpático - Supra Renal (SNS)
O consumo dos alimentos – um baixo impulso do SNS => maior consumo de alimentos.
Dispêndio energético – um incremento da actividade do SNS => aumenta o dispêndio de energia.
TMB em repouso – actividade do SNS reduzida => TMB mais baixa => predisposição para a obesidade.
Equilíbrio das gorduras – falha no bloqueio beta-adrenérgico => maior prevalência da obesidade.
Diabetes Mellitus
A diabetes torna mais difícil ao seu organismo obter energia a partir dos alimentos. É por essa razão que a diabetes pode levar a sentir cansado e exausto.
Tipos da Diabetes Mellitus
Tipo 1
Também é conhecida como diabetes insulinodependente;
É mais frequente em criança e jovens, podendo também aparecer em adultos.
As células β do pâncreas deixam de produzir insulina, uma vez que existe a destruição maciça destas células. Contudo, estudos realizados, demonstram que é o próprio sistema de defesa do organismo (sistema imunitário) do diabético que ataca e destrói as suas células β.
Tipo 2
Também pode ser chamada não-insulinodependente.
Ocorre em indivíduos que herdam uma tendência para a diabetes. Herdam esta tendência de forma genética, e que devido a hábitos de vida e de alimentação errada, vêm a sofrer de diabetes quando adultos.
O pâncreas é capaz de produzir insulina. Contudo, uma alimentação incorrecta e o estilo de vida sedentária tornam o organismo resistente à acção da insulina (insulinorresistência), obrigando o pâncreas a trabalhar mais, até que a insulina que produz deixa de ser suficiente.
Obesidade - Diabetes tipo 2
A obesidade está intimamente relacionado com a diabetes tipo 2. O excesso de massa corporal, sobretudo abdominal, contribui para a insulinorresistência, e, consequentemente, para a elevação da taxa de glicemia.
Estudos realizados demonstram, que indivíduos obesos têm um risco 3 vezes superior de ficarem diabéticos, do que a população com um peso considerado normal.
Uma situação que está a preocupar os especialistas é o facto da diabetes tipo 2 estar a aparecer em camadas cada vez mais jovens. Enquanto, à uns anos atrás esta doença só aparecia a pessoas com uma idade mais avançada. Este fenómeno pode ser explicado pela má alimentação e pela falta de actividade física por parte dos jovens.
Ana Rita Álvaro , Hugo Simões Ferreira e Rafael José Cristóvão Figueiredo.
Hey calcula o teu IMC ;)
10 maio, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário