Hey calcula o teu IMC ;)

Calcule Aqui seu IMC. Peso: Kg Altura: m

24 fevereiro, 2010

Sabia que ...





A massa não engorda!

Acordar sem apetite pode ser reflexo de um jantar, ou ceia, excessivos ou muito ricos em gordura!

Iniciar as refeições principais com uma sopa de legumes, uma salada ou legumes cozidos, é uma boa estratégia para controlar o peso!

A água às refeições não engorda!

O álcool fornece calorias!

As tostas não fazem emagrecer!

O cálcio não se encontra só no leite e seus derivados!

O pão de mistura, centeio ou integral não fornecem menos calorias que o pão branco!

A fruta fornece calorias!

Um nutriente não é um conjunto de alimentos!

No rótulo de um produto alimentar, a lista de ingredientes é indicada por ordem de quantidade!

A batata não engorda!

Grelhados e cozidos não são os únicos métodos de confecção saudáveis!




Respostas:

A massa não engorda

Todas as massas têm como matéria-prima básica a sêmola de trigo e água. As mais saudáveis são, naturalmente as variedades integrais. Cerca de 82% das calorias provêm do amido e, o restante das proteínas. Para quem pensa que a massa engorda, deve dizer-se que uma chávena de esparguete cozido com um quarto de chávena de molho de tomate ou molho de tomate e vegetais, fornece aproximadamente 160 calorias; o equivalente a 100 gramas de peito de frango assado sem pele e, quase 60 calorias menos do que o bife mais limpo e magro. Além disso, todos estes últimos são acompanhados de alguma gordura e a massa é virtualmente isenta de gorduras. As massas podem, no entanto, tornar-se pratos que podem engordar, sobretudo, se acompanhadas de grandes quantidades de queijos ou molhos, alimentos de elevada quantidade de gordura.

Acordar sem apetite pode ser reflexo de um jantar, ou ceia, excessivos ou muito ricos em gordura
Apesar de a falta de apetite poder ser, apenas, o reflexo de um hábito antigo - se não costuma tomar o pequeno-almoço, é natural que não sinta apetite, na maioria das vezes, revela maus hábitos alimentares; consumo reduzido de vegetais e fruta, beber pouca água ou ingestão excessiva de gordura. É também frequente nas pessoas obstipadas e nas que sofrem de esvaziamento lento ou insuficiente da vesícula biliar.

Iniciar as refeições principais com uma sopa de legumes, ou em alternativa, com uma salada ou legumes cozidos, é uma boa estratégia para controlar o peso
Como as sopas, saladas e legumes cozidos são pouco calóricos e muito saciantes, iniciar a refeição com estes alimentos, diminui a vontade de comer grandes quantidades do prato principal. A opção pela sopa é particularmente indicada quando se pretende controlar o peso, devido ao seu estado de liquido quente, com grande efeito calmante. Sempre que possível opte por sopas que exijam “mastigar”, o que prolonga o tempo da refeição e potencia o efeito das fibras a nível da saciedade e funcionamento intestinal.

A água às refeições não engorda
A água não só não engorda como pode dar uma ajudinha. Quando bebemos água ficamos com o estômago mais cheio o que nos dá uma sensação de saciedade pelo que ingerimos menos. A água não tem calorias e devemos ingeri-la ao longo do dia. Atenção que nos dias de calor deve-se beber mais água. Os adultos devem beber entre 1l e 1,5l de água por dia.


O álcool fornece calorias
O álcool fornece calorias (energia) ao organismo. Cada grama de álcool ingerido fornece 7 Kcal.



As tostas não fazem emagrecer
As tostas, quando comparadas com igual quantidade de pão tradicional, fornecem mais calorias (energia), uma vez que são mais ricas em gordura e pobres em água. No entanto, podem fazer parte de uma alimentação saudável.



O cálcio não se encontra só no leite e derivados
O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio na nossa alimentação; contudo, podemos encontrá-lo noutros produtos alimentares (couve galega, bróculos, ovos, pescado), apesar de nestes o seu aproveitamento, pelo organismo, não ser tão elevado.



O pão de mistura, de centeio ou o integral fornecem uma quantidade de calorias semelhante ao pão branco
O valor calórico (energia) é semelhante para igual peso de pão, diferindo essencialmente no teor em fibras, vitaminas e minerais, o qual é superior nestes tipos de pão, cuja farinha não é tão processada.



A fruta fornece calorias
Toda a fruta fornece calorias, mas o valor calórico (energia) difere, para igual quantidade de peso, dependendo do tipo de fruta. Os frutos mais doces, como a banana, dióspiro, figos, uvas, têm maior valor calórico. No entanto, o consumo de fruta deve ser diário e abundante.



Um nutriente não é um conjunto de alimentos
Um nutriente (ou nutrimento) é uma substância que faz parte da composição dos alimentos. Um alimento é formado por vários nutrientes. Os nutrientes agrupam-se em classes: proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, minerais, fibras.



No rótulo de um produto alimentar, a lista de ingredientes é indicada atendendo às quantidades
A lista de ingredientes presente no rótulo de um produto alimentar é indicada por ordem decrescente de peso dos ingredientes, isto é, da maior para a menor quantidade. Assim, devemos ter em atenção quais os primeiros ingredientes, para evitar os alimentos ricos em sal, gordura ou açúcar.



A batata não engorda
Nenhum alimento engorda, desde que ingerido na quantidade adequada. Apesar da batata ser rica em hidratos de carbono, o seu valor calórico (energia) varia consuante o método culinário utilizado. A título de exemplo, 100g de batata cozida fornecem 80 Kcal e 100g de batata frita fornecem cerca de 260 Kcal.



Os grelhados e os cozidos não são os únicos métodos de confecção saudáveis
Estes métodos de confecção são saudáveis mas, não são os únicos. Os assados e os estufados, com pouca ou nenhuma gordura, são igualmente saudáveis e saborosos. É assim possível tornar uma refeição agradável, variando o modo de confecção e fazendo combinações de alimentos, de acordo com a sua côr, textura e sabor.

Sem comentários:

Enviar um comentário